sexta-feira, 27 de junho de 2014

Belo Horizonte... meu primeiro passo para a vida nômade!

Sempre tive essa inquietação a respeito da cidade onde eu moro, das escolas que estudei, dos bairros que morei. Sempre me senti deslocada e fora de lugar. Durante toda a minha adolescência eu tive aquela ilusão que a maioria dos jovens de cidade do interior possui: aquela vontade de morar na capital!
Sonhei muito com essa idéia, e a partir dos meus 16 anos eu ia sempre pra São Paulo visitar parentes e ficava cada vez mais deslumbrada. Eu não sei dizer ao certo quando foi que esse deslumbramento acabou, se foi alguma coisa que aconteceu ou se eu simplesmente amadureci. Talvez porque eu tenha descoberto, observando minha família que sempre morou lá, que era divertido ser visita em São Paulo, e não morador. Que a vida lá é muito mais corrida e cara do que na minha cidade. Ou talvez eu tenha me acomodado ou me conformado com a minha rotina.
O fato é: eu sempre quis sair, conhecer o mundo. E quando finalmente tomei coragem e larguei tudo pela primeira vez, aos 19 anos, não foi pra São Paulo que eu decidi mudar, foi pra Belo Horizonte. E essa é a história que eu quero contar hoje.




Porque BH?

Eu fui pela primeira vez para BH em 2006, visitar uns amigos virtuais. Sim, essas loucuras que os jovens fazem sem medo, eu era dessas. Mas o plano era passar uma semana. Fiquei duas.
Eu participava de uma comunidade muito divertida no falecido Orkut. E nós éramos um de cada estado praticamente. Paralelamente, naquele ano eu conheci o trabalho e a música de uma das maiores artistas do país, a Ana Carolina. E também comecei a participar de uma comunidade de fã clube dela.

Nessas duas comunidades tinham pessoas de BH que eu gostaria de conhecer, e Belo Horizonte me parecia fascinante. Marquei com eles, e fui. Simples assim.

A passagem na época era em torno de R$ 90,00 e eu não gastei com hospedagem, porque fiquei na casa do pessoal que eu conhecia. Hoje sei que foi loucura total, e não estou querendo influenciar ninguém a ir pra outro estado na casa de desconhecidos! Eu tive muita sorte!

Essa viagem aconteceu há 8 anos, então não lembro de detalhes, mas no geral vou contar os lugares que eu conheci e as impressões que tive.
Antes de qualquer coisa, preciso ressaltar a hospitalidade do povo mineiro! Nunca fui tão bem recebida em nenhum outro lugar como fui recebida lá! Minha querida amiga Fabiana me recebeu em sua casa, me levou pra passear e comer queijo no mercado municipal e teve muita paciência comigo enquanto estive visitando a cidade. Super parceira.

Me apaixonei tanto pela cidade que duas semanas depois de ter voltado pra minha, fiz as malas e me MUDEI pra BH. Assim, de repente. Tranquei a faculdade e fui. Voltei no final de 2007, e apesar dos perrengues, das decepções, das dificuldades, valeu a pena cada minuto. Belo Horizonte me transformou, eu amadureci muito e aprendi muito também.

Táxi

Não sei hoje, mas naquela época andar de táxi em BH era muito barato! Uma corrida da rodoviária até a Rua da Bahia onde ela morava ficava em R$ 5,00. Andei muito de táxi lá por conta disso.

Savassi

É um bairro na região Central da cidade, onde tudo acontece. (Lembrando que esse relato foi da minha experiência em 2006 e 2007) As boates ficavam quase todas na Savassi ou próximo dela. Os bares e os fast-food. Não esqueço até hoje o melhor cachorro-quente que eu comi, ficava bem no meio do bairro, quase em frente ao Mc Donald’s, uma barraquinha dessas de rua, um senhor simpático que vendia o cachorro-quente mais o refrigerante por R$ 2,50! E tinha queeeijo! Aliás, tudo o que eu comia lá tinha queijo. Porção de batata, porção de frango, porção de qualquer coisa, tudo! E eu sou apaixonada por queijo. Foi uma das coisas que me conquistaram na cidade.

Praças!




Quando eu conheci a Praça da Liberdade fiquei deslumbrada! Além de enorme, é linda! Bem cuidada... e foi cenário de várias histórias que vivi lá. O coreto é um dos meus lugares mais queridos na cidade! Mas meu lugar favorito na cidade inteira é a Praça do Papa. Eu simplesmente fiquei chocada e apaixonada ao mesmo tempo quando fui pela primeira/segunda/terceira/ todas as vezes. A vista da cidade, o gramado, até o ar parecia diferente lá. Muitas tardes de reflexão gastei lá e é minha maior saudade de BH, com certeza.


Lagoa da Pampulha

Dispensa comentários. Em todo o tempo que fiquei lá, fui apenas uma vez. Passei uma tarde com duas amigas, onde escrevemos em diários e determinamos metas pro nosso ano... rimos muito aquele dia. Brigamos muito também. Acabamos lá sem querer, mas valeu cada minuto do nosso dia.



Feira Hippie

Todo domingo rola uma feira muito sensacional na Avenida Afonso Pena. Tem de tudo: comidas, artesanatos, bijuterias, sapatos, roupas, brinquedos, artigos para casa e decoração, etc. Os itens não são muito baratos, mas se você procurar, pode achar coisas bem legais com um preço ótimo!


Tenho muitas histórias do ano que vivi em BH, tantas lembranças queridas! Essa cidade respira arte! A vida cultural é intensa e foi isso que mais amei. Aprendi a tocar violão e até cheguei a tocar e cantar num barzinho. Fui num dos melhores shows da minha vida, da Ana Carolina e só esse show rendeu tantas histórias! Como o dia que eu e minhas amigas perseguimos a Ana C. pela cidade depois do show e acabamos na mesa dela numa pizzaria!
Belo Horizonte foi minha perdição. Me fez perceber que eu sou capaz de mudar e começar do zero em qualquer lugar e que nem todas as pessoas querem nosso bem. Não podemos confiar cegamente em todo mundo, como eu confiava. E principalmente, eu aprendi a NUNCA confiar quando um mineiro diz: é logo ali. NUNCA é logo ali. Eu andei aquela cidade toda a pé milhares de vezes caindo nessa.




2 comentários:

  1. E nós adoramos vc na nossa cidade! Uma pena que na época eu tinha um subemprego e não tinha grana pra te receber tão bem como vc merece. Lembro tb da peça de teatro que assistimos e das cachaças que tomamos kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Foi maravilhoso Fabi!! Nunca vou esquecer!

    ResponderExcluir