sábado, 28 de junho de 2014

As maravilhas de Itanhaém

Mais uma vez, em 2010, larguei tudo pra começar uma vida em outro lugar. Dessa vez meu destino foi Itanhaém, litoral sul de São Paulo.

Itanhaém é uma cidade histórica, cheia de surpresas e belezas naturais. A primeira vez que eu fui, pra passar um feriado prolongado, me apaixonei! E eu nem gosto de praia! E depois de um mês, me mudei pra lá e vou contar um pouquinho dessa experiência que durou 1 ano e 2 meses.


Itanhaém é um termo de origem tupi que significa “pedra que canta”, e essa foi uma das primeiras coisas que aprendi quando cheguei lá. Está entre as cidades mais antigas do Brasil, e é muito rica em detalhes históricos, os quais eu não lembro direito, mas vou contando o que mais me marcou. 

Eu morei na praia dos Sonhos, que na minha opinião, é a mais linda. 

Essa era a vista da minha janela


Aquela ilhazinha próxima da praia é conhecida como Ilha das Cabras. Não, não tem cabras lá, fui explorar para descobrir, mas a vista no fim de tarde é maravilhosa. Só é possível atravessar a pé e alcançá-la quando a maré está baixa. Quando fomos lá, eu e minhas amigas, demos a volta completa na ilha, passando por fendas e buracos e desviando das pedras escorregadias e perdemos uma tarde inteira nessa brincadeira, mas quando alcançamos o outro lado, tivemos nossa recompensa:
Pôr-do-Sol visto da Ilha das Cabras

 Explorando a ilha
 Ilha das Cabras

Outro passeio imperdível é a Passarela de Anchieta, que conforme você caminha nela, ela vai te contando um pouquinho da história da cidade. E ela fica entre um morro e o mar, a paisagem é simplesmente incrível!



O começo da Passarela fica no pé de um outro morro, onde, dizem os caiçaras da região, pode-se avistar Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs)! #medo

Essas pedras ficam no alto desse morro que comentei, e diz a lenda urbana da cidade que foram colocadas lá por E.T.s ou que foram lançadas do fundo do mar. A posição delas é esquisita, e embora não dê pra perceber pela foto, essa pedra na qual estou apoiada está escorregando aos poucos.

A melhor coisa de Itanhaém é que as praias são muito próximas, e esses passeios podem ser feitos todos no mesmo dia. 
De volta na praia dos Sonhos, indo em direção à Ilha das Cabras, a próxima praia é a Praia dos Pescadores, onde foi filmada a novela Mulheres de Areia da Rede Globo. Lá existe ainda o terreno com as marcas da casa onde a Ruth e a Raquel moravam. A praia também é conhecida como "praia dos surfistas", pois possui muitas ondas e sempre tem alguém surfando ali.




Ponta da Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores

Mas não é só de praia que Itanhaém é feita! O centro histórico também é um charme. A praça da igreja é linda, tem um coreto maravilhoso e no fundo tem um morro onde fica o antigo convento, que hoje é aberto para visitação. A vista do convento é belíssima!
Vista do alto do Convento

A subida desse convento é triste! É ingrime e parece não ter fim. Mas vale a pena. Lá embaixo dá pra ver a igreja na praça, essa construção mais antiga. Quase em frente à ela, no final da praça tem a antiga prisão, com apenas duas celas: uma feminina e outra masculina. A guia me explicou que a cela feminina tinha uma janela que ficava virada diretamente pro convento, pra mulher refletir sobre seus pecados e se voltar para Deus, e a cela masculina tinha a janela virada para o mar, para o homem olhar todos os dias o que ele estava perdendo por ter infringido a lei. Interessante!

Se você for pro litoral durante a alta temporada, com certeza em alguma praia vai encontrar várias atrações, principalmente relacionadas à esportes. E quando eu estava lá eu ganhei um passeio de helicóptero. Não tem nada de esportivo nisso, mas foi simplesmente incrível!
O passeio pode custar entre R$ 50,00 à R$ 300,00 dependendo do percurso e do tempo. Eu achei simplesmente sensacional e recomendo pra quem quiser fazer esse passeio! 







Itanhaém é um cidade pequena, não existe muita vida noturna e os estabelecimentos não possuem horários fixos de abrir e fechar (pelo menos a maioria deles). É um cidade que só funciona de verdade na temporada. Foi ótimo morar lá e viver essa experiência, mas essa vida pacata de caiçara não funcionou muito comigo. Porém recomendo essas praias pra todo mundo, a beleza natural compensa a visita! E há muito mais na cidade pra se conhecer. Talvez um dia eu faça outro post sobre ela, comentando como era a vida na baixa temporada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário