quinta-feira, 3 de julho de 2014

Before I die...

Umas das coisas que eu mais gosto de fazer é conhecer as histórias de pessoas desconhecidas, ver vídeos no youtube que acrescentem alguma lição ou alguma reflexão à minha vida. E numa dessas viagens pelo Cyber Space, encontrei esse vídeo no Canal TEDx Talks (aproveitem para ver outros vídeos do TED, que são sempre inspiradores e bacanas) que me encantou e me fez pesquisar mais sobre o assunto que acredito ter muito a ver com o propósito desse blog. Eis o vídeo:



Ele está sem legenda, mas vou explicar a história dessa moça, pela qual me interessei tanto. Seu nome é Candy Chang, é uma artista interessada na relação entre o espaço público e o bem-estar pessoal. Ela procurou no planejamento urbano, arte de rua e no design, maneiras mais contemplativas e inclusivas para reflexão e compartilhamento com as pessoas ao seu redor.
Depois de perder alguém que ela amava, mergulhou numa forte depressão durante o luto e encontrou numa casa abandonada uma inspiração para recuperar as forças perdidas.





Ela conseguiu autorização do dono do lugar e pintou as paredes e escreveu: 
Antes de eu morrer eu quero ________________. 
Instigando os moradores de sua cidade, New Orleans, a refletirem sobre suas aspirações, sonhos, desejos... e ela não esperava nada daquilo, mas o resultado foi incrível. No dia seguinte as paredes estavam lotadas de esperança. Frases como: Antes de morrer eu quero cantar para milhões de pessoas, plantar uma árvore, abraçá-la mais uma vez, ver minha filha se formar, abandonar todas as minhas inseguranças, ser eu mesma. Todas as respostas fizeram com que ela risse alto e a consolou nos momentos mais difíceis. 

Depois de postar algumas fotos, pessoas do mundo inteiro se interessaram pelo trabalho dela e quiseram fazer também em suas comunidades e atualmente a Before I die wall está presente em mais de 500 lugares ao redor do mundo

Inclusive no Brasil! 




E fora as paredes tradicionais de "Antes de morrer eu quero...", também foram criadas, inspiradas nas originais, paredes de todo o tipo, como: "If I knew I couldn't fail..." (Se eu soubesse que não fracassaria...), "We need..." (Nós precisamos...), "Before I Graduate.." (Antes de eu me formar...), e mais várias outras ideias. No Brasil, tivemos em Salvador: "Salvador merece.." e no Rio de Janeiro: "Meu sonho é...".




Histórias como essa me inspiram e até me comovem. Se você quiser saber mais sobre a Candy Chang e seu trabalho clique aqui e aqui.

Antes de morrer eu quero conhecer o maior número de lugares, culturas, idiomas e pessoas. E você? O que quer fazer antes de morrer?




Nenhum comentário:

Postar um comentário